segunda-feira, 31 de março de 2008

MEU CAMPEONATO INESQUECÍVEL!

Acredito que tenha ocorrido lá pros meus 12 ou 13 anos de idade. Talvez motivado pelo fantástico Sawamu, desenho animado que passava todas as tardes na Record, eu havia acabado de me sagrar pela nona vez consecutiva campeão da 9ª edição do Torneio de Botão da Rua Paracambi (com direito a medalha e tudo), literalmente demolindo todos os meus adversários, quando minha família e eu nos mudamos para o bairro da Vila Prudente.
A molecada que aos poucos ia chegando ao prédio aonde fui morar ainda não era devidamente doutrinada na arte do botonismo (tarefa que coube a mim realizar posteriormente), e tornavam-se vítimas fáceis do meu Corinthians by Brianezi! Assim, não achava adversários que pudessem me fazer frente ou estimular desafio, e como pretensão e água benta nunca fez mal a ninguém, me vi obrigado a treinar com aquele que poderia me oferecer chances reais de crescimento, ou seja... EU MESMO!
Oras bolas, amiguinho leitor! Não dê risada, afinal de contas você também já deve ter feito o seu campeonato solitário de botão, não é mesmo?
Para que o campeonato fosse perfeito, algumas mudanças se faziam necessárias, e então eu apelei de todas as formas para que meu pai me desse um novo estádio, quer dizer, Estrelão! E tal qual um Alberto Dualib, meu pai me prometeu que compraria meu novo campo. A diferença é que ele cumpriu a promessa, e alguns dias depois eu já tinha em mãos o palco dos meus espetáculos!
Acontece que aqueles eram os anos 80, e o Excel ainda não existia. Então nada mais restava a não ser criar a tabela no papel mesmo, manuscrevendo a série de jogos, deixando os espaços para que os placares fossem posteriormente preenchidos, e tomando um cuidado danado pra não estragar com tudo. Tive ainda que fazer aquele esforço pra comer alguns Toblerones, afinal de contas as caixinhas tinham o formato perfeito para as placas de publicidade.
Fiz o sorteio inicial dos meus times, e assim a tabela “todos contra todos” começou a tomar forma. Entre os times participantes, estavam o Corinthians, claro, além de seleções como a do Brasil, Espanha, Itália, Uruguai, Alemanha etc., e alguns outros times como o River Plate, o Vasco da Gama, o Cruzeiro, e a nova sensação da minha caixa de times de botões, recém-adquirida após jogar com um marmanjo na antiga loja Rosa Negra, em São Caetano do Sul (joguei e ganhei não só a partida como o time também!): o CRACK’S! Ah, como era lindo ver aquele time todo laranja com os números em preto! Ele parecia que nem precisava de mim pra jogar, tão bom que era! Tão bom que muitos anos depois ainda deu surra em alguns trouxas que agora lêem estas linhas!
Mas voltando ao que interessa, o campeonato começou e jogos sensacionais iam se sucedendo, ora com placares mais elásticos, ora mais apertados. Tudo era devidamente registrado na tabela especialmente feita para o torneio. Depois das rodadas do dia, sempre na volta do colégio, entrava em cena a estatística, registrando os gols prós e contras, os pontos ganhos, os artilheiros! E por incrível que pareça, aquele time estreante, laranja, lindo de morrer, começou a despontar como favorito do torneio, e sabe-se lá por qual acaso, começou a enfiar gol atrás de gol nos seus adversários, conquistando após longas e exaustivas rodadas o título de CAMPEÃO do 1º Torneio de Botão Intergaláctico do Mundo de Todos os Tempos! Dá-lhe, Crack’s!
Depois, após árdua doutrinação dos garotos iniciantes na arte do botonismo, o Crack’s ainda se sagrou várias vezes campeão dos Torneios de Botão do Edifício Novo Horizonte, mas essas já são outras histórias!
E você, amiguinho? Qual o seu campeonato inesquecível?

6 comentários:

Anônimo disse...

Seria legal se assinasse a coluna para que possamos saber quem escreveu.

Anônimo disse...

Certeza que foi o Luizão....

Abraço,

Rafa

Anônimo disse...

Ae Luizão...qualquer dia quero jogar com o Crack`s para ver se essa máquina funciona mesmo...hehehe

Rafa

Anônimo disse...

O Crack's é imprestável... rsrsrs

Anônimo disse...

Para ser sincero, acho que Campeonato ainda estou longe de ganhar, mas o mais emocionante será o dia que eu Ganhar alguma partida acima de 2 gols, que por sinal foi o que consegui até hoje marcar em partidas... rsrsrsrsrs

Mas com muito esforço, dedicação e regadas de brejas no Roquelande, principalmente com os pratos exoticos que ele oferece para a familia SJ, conseguirei chegar a minha meta!!!

Sobre a Materia, Loka tb...
Congratulations!!

Abraços!!!

Anônimo disse...

Luizão, posso fazer uma imitação do Crack`s???rs