sábado, 29 de agosto de 2009

POLÊMICA ABERTA !!!



Novamente a FPFM coloca em discussão a tão famosa e falada divisão das séries em A1 e A2 do Campeonato Paulista por Equipes, em virtude de alguns resultados com ampla margem de pontos para o vencedor, neste ano de 2009.

Isso traz de volta o que a elite do futmesa sempre desejou : poucos times, com menos jogadores.

Entra ano... sai ano, entra nova Diretoria... sai essa e entra outra ... e estamos, querendo ou não, voltando no tempo. Enquanto o mundo usa a fórmula do todos X todos , nós estamos falando em voltar a ter 5 no equipes (como em mil novecentos e alguma coisa) para minimizar custos, regionalizar os campeonatos (interior e capital), taça do ABC e da baixada santista, ... e tantos outros assuntos já discutidos inúmeras vezes.
Deveríamos, sim, estar em busca de novos horizontes, filiar mais clubes, rever os critérios do ranking, garimpar grandes patrocinadores, montar fórmulas diversificadas e mais dinâmicas nos torneios abertos, pensar em novas regras de jogo, trabalhar o marketing da modalidade na mídia, repensar as premiações, facilitar o mercado para novos fabricantes (principalmente de bolinhas)... etc.
Mas, como a opinião pública se faz necessária, abrimos, aqui, espaço para debates: faça o seu comentário a respeito do que está por vir JÁ EM 2010... e boa sorte pra nós !!!

*
*

2 comentários:

Oscar Peçanha disse...

Tenho acompanhado o enxame de emails disparados, falando da regionalização e coisa e tal.
Com tanta coisa para se fazer o pessoal fica no blá-blá-blá e novidades que é bom ... nada !!!
Já estamos com dificuldades de mantes 10 clubes pelo equipes... como pensar em série C, regionalizar, ... ?

celsinho disse...

regionalizar as competições é ridiculo, uma vez que a qualidade técnica de um opu outro campeonato com certeza será inferior ao da capital por exemplo aonde jogam os principais atletas, não que nas outras regiões nao temos atletas de alto nivel, muito pelo contrário, mas estes normalmente são "facilitados" pelo nivel inferior e a pontuação não é porporcional e disputa, o que seria injusto aos demais.

quanto ao equipes, creio que ainda nao é hora de se pensar em A1 e A2, mas sim numa melhor forma de se dividir as equipes, de modo que todas elas possuam algum tipo de chance por um maior periodo no ano, este ano cairam 2 fortes concorrentes ao titulo em cada grupo deixando as equipes mais "modestas" sem qualquer esperança apos uma derrota, sendo que apenas umas das equipes de cada grupo se classificam para a final e as outras duas para a copa são paulo. num grupo circulo e palmeiras no outro maria zélia e corinthins e ainda tem a equipe do meninos que é fortíssima, e as outras? iniciam a disputa contra uma delas e perdem na seuqencia pegam a outra e perdem, mais da metade dos botonistas ja perde o "tesão" pelo campeonato.
eu por exemplo fui um deles.





'