sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

INDIGNADOS, SIM !!!


Olá , amigos !

Não sei se vocês merecem ser incomodados, mas, acredito que, pelo menos, devem ser informados.
Esperei alguns dias para me pronunciar, pois aprendi que o imediatismo nem sempre é benéfico e, além do mais, meus 23 anos como federado (desde 1985) e 21 como Diretor/Coordenador de clube (12 anos no GDR 7 de Setembro/4 no Juventus/5 no São Judas) me ensinaram a ponderar e aprender a conviver com botonistas portadores de perfis bem diferenciados .
Aprendi, também (no alto dos meus 53 anos de idade e com a ajuda da minha formação acadêmica em Psicologia), a distinguir botonistas de bom carater/puros/apenas jogadores ... de algumas exceções (infelizmente, alguns ainda resistem firmes).
A maioria dos diretores dos clubes já devem (com certeza) estar sabendo dos "ocorridos" nas finas da Copa SP que, na verdade, nada de novo ocorreu que já não tivesse acontecido em outros tempos, com outros clubes (como, por exemplo, na semi da ouro deste ano entre Palmeiras e Maria Zélia = Michilin X Jefferson). Mas, o que me deixou mais indignado, foi que UMA FOFOCA DE MESA DE BAR (logo após o jogo entre Maria Zélia x Círculo Militar - na final)foi transformada (em pouco tempo) em PUNIÇÃO (para ambos os clubes/jogadores).
Como já disse, estou no meio botonístico há alguns anos, e já vi TJD trabalhar muito pouco, pouco, ou quase nada, diferente desse que está em atividade que me parece querer trabalhar ... mesmo quando não é acionado por ninguém. Nada contra seus membros, mas sim a forma como os fatos foram tratados.
Posso aparentar ser bonachão, paizão, apaziguador, flexível, "metido" a engraçadinho e moderninho, mas tenham certeza que sou, acima de tudo, justo. Já fui membro do TJD e votei contra meu time/meu jogador em algumas oportunidades. Quem erra tem de ser punido.
O que foi descrito no "caso" SJ x SCCP por duas testemunhas, sua repercução e punições tomaram proporções muito expressivas... e,a meu ver, desnecessárias. NINGUÉM PEDIU para o TJD julgar: não houve reclamação formal da parte de ninguém. Então, será que alguém poderia me explicar o que aconteceu ? Se o TJD começar a "julgar" todas as fofocas de mesa de bar... eles vão trabalhar MUITO !!! Querem um exemplo ? Porque no caso que citei (Michilin X Jefferson) nada aconteceu ? A FPFM e o TJD não devem ser imparciais ? Tudo bem que é "papo de blog", mas cá entre nós : a igualdade não deve ser soberana entre os clubes !!!
O que aconteceu no jogo entre SJ x SCCP foi apenas mais um jogo acirrado, tenso, nervoso, com algumas discussões (talvez... exageradas) , caras feias, comemorações, cânticos , catimbas e tudo que um jogo de final tem ... e sempre vai ter. Não adianta querer comparar jogos, do tipo : "Isso não aconteceu no jogo entre "x" e "y" !!!
O ser humano é complexo e único : "Cada cabeça ... uma sentença!"
Não concordo com muitas atitudes citadas nos autos, nem tampouco sou conivente com ameaças, atos de agressão física e/ou verbal. Sou totalmente contra palavras ofensivas (do tipo : "Chupa !!!"), assim como comemorar cada gol beijando o botão artilheiro ou se ajoelhar e dar graças.
No 1º jogo, o SJ foi ao Parque São Jorge e ganhou na mesa (diferença de 18 pontos). Suportamos até "brincadeirinhas" de sumir com botão, goleiro, palheta entre uma rodada e outra . Mas a verdade é que tudo começou no jogo da volta. Os alvi-negros chegarem CANTANDO "grito de guerra " desde a calçada, e se extendendo para dentro das dependências da casa do adversário foi, NO MÍNIMO, desrespeitoso, tomada por nós , SIM , como afronta (questão de interpretação).
Quem discordar de mim, responda à essa questão : esse mesmo time/jogadores do corinthians que estavam presentes lá no SJ, ENTRARIAM CANTANDO estes mesmos gritos de guerra/HINOS ...CORREDORES ADENTRO (por exemplo) DO PALESTRA ITÁLIA ??? É lógico que a integridade física, em qualquer modalidade esportiva, está acima de tudo. Não estamos desejando que as salas de jogos de futmesa virem uma arena de gladiadores, mas existe um antigo ditado que diz "Respeito é bom ... e eu gosto!"
Acreditamos, SIM, que a "jogada" de entrar cantando independente de ser de uma tremenda cara-de-pau (questão de interpretação) ... deu certo! Tão certo que no final da 3ª rodada o SJ perdia de 12 x 39 (27 pontos de diferença = nosso saldo de 18 pontos já havia ido pro espaço). Até aí, poderiamos dizer que em se tratando de um jogo onde pode-se ganhar/empatar/perder ... tudo estava dentro das normalidades. Foi quando resolveram esmurrar nossas mesas, fazer batucada de vitória. ÔPA !!! Aí já era demais . Houve, então, um "ligeiro" bate-boca , do tipo " Aqui não tem moleque, não !!!" ... e não tem mesmo ! O que aconteceu depois vocês já sabem : o SJ criou vergonha na cara e resolveu reverter o placar (ganhou as 3 últimas rodadas) . Não foi possível a vitória no jogo, mas na soma dos resultados o saldo nos favoreceu e fomos campeões.
Conclusão: depois de sermos CATIMBADOS com cânticos dentro da NOSSA SALA DE JOGOS no intervalo de cada rodada, laptop com vídeo mostrando o Corinthians já campeão antes do 2º jogo, múltiplas vibrações e comemorações de gols pela torcida organizada durante quase 4 horas, ...quando a campainha soou EXTRAPOLAMOS na comemoração, SIM, pois, realmente estávamos com o grito de campeão ENTALADO na garganta de ver e ter que suportar tanta "malandragem" por um simples (mas bonito) troféu que custa aproximadamente R$100,00. A verdade é que "nos vendemos", nos transformamos durante um jogo, por muito pouco. Troféus, medalhas, mais dia ... menos dia, a mulher ou a mãe pede pra jogar fora, para tirar da prateleira que está atrapalhando, para guardar numa gaveta até se desintegrar: a amizade não.Acho que a amizade é que deve perdurar. Tanto é que depois do jogo vários dos nossos jogadores já se encontraram com vários adversários em botecos, festas, casamentos ... e O PAPO ROLOU DE FORMA MUITO NORMAL. Não podemos apagar o passado, mas podemos suportá-lo.
Desculpem-me o desabafo , mas fofoca de bar NUNCA deveria ter parado na mesa de um TJD; nunca uma fofoca deveria ter sido colocado em pauta, analisada e distribuidas penalidades aos clubes/botonistas por um órgão que julgamos ser o mais neutro dentro da FPFM.
Naquele dia havia 39 pessoas dentro daquela sala (22 do SJ +15 do SCCP + 2 torcedores de outro clube). Será que somente os 4 citados (Rafa, Tubão, André Filipe e Ramos) foram culpados por TUDO O QUE ACONTECEU ??? Se ouvirmos mais pessoas (dentro ou fora de mesa de bar), com certeza essa lista (de 4) irá triplicar !!!
Não contesto as penalidades impostas , tornadas publicas, encaminhadas para todos os clubes (como se o TJD estivesse querendo fazer PROPAGANDA da sua excelente atuação), mas sim as penas NÃO ATRIBUIDAS (ao clube Corinthians, responsável pelas torcidas de todas as modalidades e seu comportamento nas praças esportivas ) por atitudes impróprias e de desrespeito ao adversário(outra questão de interpretação). Porque só um time foi punido?
É SIMPLESMENTE UM ABSURDO !!!
Elias

*

*

Nenhum comentário: